O que serve aos brasileiros?

Volta e meia se ouve a frase: “o que serve aos americanos e europeus não serve aos brasileiros”.

Geralmente usada como desculpa esfarrapada por politicos incompetentes, escolhidos nas urnas justamente pra nos levar aos padrões melhores de vida que os americanos e europeus já usufruem, tal dislate é apenas mais uma das angústias porque passam os que ouvem…

Como o que entra por um ouvido tem que passar pelo cérebro antes de sair pelo outro – ah, a natureza ingrata! – procura-se pelo sentido no que se diz – notadamente agora, aqueles que se oferecem a nos levar ao ‘paraíso’…

Por acaso os brasileiros não gostam do que é bom?

Se não, por que batemos recordes sucessivos de viagens e gastos no exterior? Por que assistimos aos “blockbusters” americanos e vamos, aos milhões, à Disneyworld e aos ‘shoppings’ de Miami? Why, uai?

Por acaso não gostamos de Paris, Amesterdão, Viena, Roma e tantos outros lugares maravilhosos da Europa ou de quaisquer outros recantos paradisíacos deste nosso deslumbrante planeta?

Não queremos versões melhoradas de nossas vidas, de nós mesmos e do que somos capazes de legar?

Se sim, nosso tempo urge e tiquetaqueia impaciente, e a hora de sintonizar as orelhas é esta!

É preciso ser capaz de detectar – como um “batman” – em meio ao crocitar ‘hilário-repugnante’ dos candidatos a ‘messias’, aqueles parceiros capazes, se a graça divina os fez haver.

Sob o castigo de que o que nos têm servido passar a não servir pra mais ninguém!