Política é ciência, estúpido!

Como se espera do que se desespera, à medida que o tempo urge mais Lula ruge, como aquele déspota dono da verdade que não se conforma com a ideia de perder sua infalibilidade messiânica insana.

Nunca o “Febeapá” do Sérgio Porto, o saudoso “Stanislaw Ponte Preta” lá dos anos sessenta, esteve tão atual na exploração eleitoreira da boa fé de quem “não fede e nem cheira”…

Agora o nosso cara de pau mais famoso que o Pinóquio do romancista florentino Carlo Collodi, instruído pelo seu mercenário marqueteiro, acusa seus inimigos imaginários – tratados como inimigos da pátria – de promoverem uma separação racista entre o nordeste brasileiro e o estado de São Paulo.

O fato gerador do rugido já rouco – inaudível em progressão geométrica pelos crédulos decepcionados que um dia houve – foi a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que eleitores do PT são os mais desinformados.

A estratégia é clara…

Aécio, o concorrente que avança inexoravelmente nas pesquisas nacionais, ganha com folga em São Paulo; Dilma, a afilhada salvadora prometida e não entregue, concentra seus votos nos rincões pobres do nordeste, com a ajuda dos pais e mães de santo que recebem 80 reais pelo apoio, incluídos o voto próprio e a persuasão e obtenção do alheio.

Assim, se “convencida”, a grande massa de “nordestinos-paulistas” que não querem voltar ao ainda agreste – e, muito menos, votar na Dilma – poderia mudar de candidato, movida pelo ‘orgulho ferido’, ao mesmo tempo em que os que nunca conseguiram sair daquele sempre abandonado sertão – nem pra ir à escola! – manteriam a fidelidade, pelo mesmo motivo…

Acontece que as pesquisas demográficas (científicas, pela sua forma e aplicação) estatisticamente demonstram que o eleitor mais carente tende a optar pelo governo – e se “estimulado por algum” ainda mais!

Essa obtenção estatística do perfil do eleitor petista revela que ele está mais concentrado nas classes de baixa renda e dos “excluídos”, que coincidem com menor escolaridade.

Com isso, a menos que o pesquisado esteja mentindo como o nosso “Pinóquio”, trata-se da constatação de um fato, pura e simplesmente, cuja explanação das causas demandaria um outro texto bem mais longo…

E tem mais: a profilaxia e o tratamento para o ‘upgrade’ do eleitor petista que a ciência incontestável recomenda é a educação, no sentido de conhecimento/informação e energético cerebral!

Nota: Toda estatística contém o chamado ‘desvio padrão’, neste caso representado pelos (poucos) petistas que diferem da maioria, geralmente por razões pessoais…