NOVOS VALORES PARA A HUMANIDADE

Há uma grande perplexidade acompanhada de insegurança, medo e ansiedade, em todo o mundo diante da ainda desconhecida COVID-19.

O isolamento social se faz presente em quase todos os países e o consumo de bens e serviços se restringem aos necessários e imprescindíveis.

O mundo perde milhares de vidas preciosas num curto espaço de tempo, sem sequer a possibilidade de solidariedade e conforto aos seus familiares.

A atividade econômica sofre abalos inimagináveis que, não obstante os esforços dos Governos poderão deixar rastros de fechamento de milhares de pequenas e médias empresas no mundo e um desumano nível de desempregados sem renda e sem poder visualizar no curto e médio prazos, um novo horizonte para as suas vidas.

Nessa corrida contra o desconhecido, quanto maior for o tempo necessário de isolamento, os países se tornarão mais pobres e, com eles, as empresas e todas as sociedades.

Entrementes, sabemos todos que o mundo não pode parar e nem tudo estará perdido. Os países; as empresas; os trabalhadores; os profissionais liberais e todas as sociedades continuarão lutando, trabalhando forte e criando “novos valores” e, seguramente após o sofrimento absorvido no prazo mais longo, sairemos todos vencedores, como já ocorreu pelos séculos e séculos.

Aliás, as iniciativas para essa recuperação já estão sendo tomadas em todo o mundo e, fortemente aqui no Brasil. Os Governos estão elaborando planos e distribuindo recursos e ações de benefícios fiscais e tributários para as populações mais fragilizadas das sociedades, além de estímulos fiscais e monetários para que as empresas sobrevivam a essa calamidade, que também é econômica e de forma a preservarem o emprego e a renda dos trabalhadores.

Os Governos e os Profissionais da Saúde, em todo o mundo, não estão medindo esforços para salvar vidas – o bem mais precioso que temos.

As pesquisas para a descoberta de vacinas contra o novo coronavírus estão avançando na China, Estados Unidos e Israel e logo teremos a cura para esse grande mal.

Temos em frente o tempo para reflexões sobre os reais valores da vida, das relações sociais e da própria essência da gestão dos países.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UNIANCHIETA e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Jundiaí.