A RESPONSABILIDADE NA CONDUÇÃO DO BRASIL

Para que ocorra um processo sustentável de desenvolvimento econômico em um país, faz-se necessário e imprescindível que tenha fatores produtivos disponíveis, além de condicionantes preponderantes, como infraestrutura, um adequado e, se possível, avançado nível científico e tecnológico, um competitivo nível de produtividade da mão-de-obra, além de uma estrutura político-institucional que estimule a atividade econômica, entre outros…

Em meio à passagem de um processo recessivo de desestruturação de valores econômicos e sociais do Brasil, em um ambiente instalado de descrédito político e de repúdio à corrupção, o País se esforça para o encaminhamento da retomada do crescimento econômico, mesmo que tênue, mas gradual e progressivo.

Temos um País Continental, com 8,5 milhões de km², com terras férteis e recursos naturais abundantes, como petróleo e minérios; temos recursos hídricos e raios solares; temos quase 50 milhões de trabalhadores disponíveis para o mercado de trabalho; falta-nos o fator capital, o que temos é insuficiente para alavancarmos a atividade econômica e é baixo o nível de poupança interna. Em contrapartida, recebemos anualmente cerca de US$ 60 bilhões (R$ 240 bilhões), de poupança externa, os chamados IED – Investimentos Diretos dos Estrangeiros, que se somam à formação bruta de capital fixo no País e complementam a poupança interna.

Com as considerações acima, é possível verificar que o Brasil está pronto para voltar a experimentar um desenvolvimento econômico sustentável, sem pressões inflacionárias. Resta-nos, todavia, resolver um importante gargalo de estrangulamento em nossa economia – o déficit fiscal.

Em relação à dívida pública e ao déficit fiscal, vivemos a perplexidade de um paradoxo: cortar despesas públicas e crescer os investimentos na infraestrutura nacional.

Um grande desafio que requer competência, firmeza, prudência e responsabilidade na condução do Brasil.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da UNIANCHIETA e autor do livro “O Gerenciamento da Vida Pessoal, Profissional e Empresarial” – Ed. M. Books-SP e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Jundiaí. Email: messiasmercadante@terra.com.br